CUIDADOS COM ACESSOS E CIRCULAÇÃO ELIMINAM AS
PRIMEIRAS BARREIRAS NA CASA

Portas largas, rampa e escada bem dimensionada proporcionam conforto a qualquer morador 

Na Universal Homeâ o acesso da rua à porta principal é em rampa com 6% de inclinação, com largura para passagem de duas pessoas lado a lado e com caimento para as laterais, evitando assim acúmulo de água. A rampa é conseqüência do aterro para melhor implantação e insolação da edificação. "Os acessos e circulações, geralmente, são as primeiras barreiras ao uso independente da casa", lembra a arquiteta Sandra Perito. 

A porta social é protegida por um pórtico coberto, com espaço para um banco. O desnível para o interior é de apenas 2 cm de altura, sem correr o risco de entrar água na casa em dia de chuva forte. O hall de entrada tem espaço para manobra de cadeira de rodas e é o centro de distribuição da casa. Os corredores têm pelo menos 1 m de largura, o que permite a instalação de corrimão, sem prejuízo à circulação.

A escada é dimensionada para a instalação de corrimão tubular de 4 cm de ambos os lados, o corrimão iluminado apresenta dois níveis para segurança de adultos e crianças. Os degraus são de 17,5 cm de altura e 27 cm de profundidade, com cor contrastante nas bordas, projetados para facilitar uso por idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção ou visão. Também foram executadas tubulação seca e shaft necessários para uma instalação de elevador residencial.

As portas são largas e as rotas de fuga visíveis, sem obstrução por grades e trancas. As cores dos desníveis de piso são contrastantes. A porta principal é de cor diferente das demais, que facilita a saída em necessidade de fuga, especialmente de idosos. As portas de entrada têm largura de 90 cm, sendo que a social é acoplada a um visor, que permite visão externa. A fechadura é tipo trinco, instalada acima da maçaneta, facilitando a visão do encaixe da chave e manuseio mesmo quando com as mãos ocupadas.As portas internas têm 80 cm de largura, inclusive as dos banheiros acessíveis à cadeira de rodas. Todas em MDF revestidas com polímero, material de alta durabilidade e que não exigem manutenção.

As maçanetas das portas internas são em alavanca roliça, tipo "U", sem pontas expostas, que evitam lesões em caso de esbarrão, além de fácil manuseio. As fechaduras dos banheiros são com chave ao invés de trincos tradicionais, que impedem o fechamento interno, atenção especial principalmente em se tratando de morador idoso ou criança.

Todos os caixilhos são em pvc, de fácil operação, manuseio e manutenção; as janelas têm peitoris mais baixo que o usual para maximizar a entrada da luz e permitir visão total do exterior mesmo em posição sentada ou reclinada. Os fechos das janelas são simples e fáceis de operar e em altura acessível, inclusive nos banheiros.

A porta balcão de correr na sala, com vidro de segurança, permite a sensação de amplidão ao envolver a parte externa, além de ser uma rota de fuga facilitada por não ter chave, só uma tranca pelo lado interno. Os dormitórios têm janelas ou porta-janelas com persianas de enrolar, com previsão para automação, no caso de dificuldade de manuseio.

Retornar